ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 60-1


Poster (Painel)
60-1Potencial de crescimento de mudas de maracujazeiro (Passiflora edulis f. flavicarpa) sob inoculação de bactérias endofíticas
Autores:TENÓRIO, F.A. (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; SILVA, J.M (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; MONTALDO, Y.C (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; SANTOS, J.M.C (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; SANTOS, T.M.C. (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; OLIVEIRA, J.U.L. (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Resumo

Bactérias endofíticas são capazes de promover o crescimento de vegetal por meio de: fixação biológica de nitrogênio, solubilização de nutrientes, produção de fitohormônios, e controle de fitopatógenos. A evolução da produção do maracujá-amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.) ajudou a permitir o destaque do Brasil como maior produtor mundial. Objetivou-se i avaliar o potencial de bactérias isoladas de maracujazeiro no desenvolvimento de mudas. O experimento foi executado no Laboratório de Microbiologia, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas na cidade de Rio Largo-AL, em delineamento inteiramente casualizado, com 21 isolados bacterianos em 3 repetições. A semeadura foi feita em copos descartáveis de 400 ml contendo substrato, sendo utilizadas três sementes por recipiente. Após as mudas atingirem 5 cm de altura, foi realizado um desbaste deixando apenas uma por recipiente. A avaliação foi realizada aos 90 dias após a emergência das plantas e determinadas por meio das seguintes variáveis: altura de planta (AP); comprimento da raiz (CR); número de folhas (NF); diâmetro do caule (DC); área foliar (AF); peso da matéria seca das raízes (PSR); peso da matéria seca da parte aérea (PSA); peso da matéria seca total (PMST); RPAR: relação da matéria seca da parte aérea com a matéria seca de raízes; RAD: relação da altura parte aérea com o diâmetro do coleto; IQD: índice de qualidade de Dickson obtido pela fórmula j) [matéria seca total/(RAD + RPAR)] Os dados foram submetidos a análise de variância (F= P>0,05) e as médias foram comparadas pelo teste de Scott Knot (P>0,05). Foram verificadas diferenças significativas entre as bactérias endofíticos na promoção de crescimento para as variáveis: DC, NF, PSA, PMST, RAD. Para o IQD os isolados 6 e 7 proporcionaram os maiores incrementos com 22,47 e 27,75% respectivamente.


Palavras-chave:  Bactérias endofíticas, Índice de qualidade, Promoção de crescimento